Sunday, April 14, 2013

"tenho dois eus", pelo menos... ou nunca me esquecerei de quem somos

Quando penso nesta viagem, numa viagem, ja’ daqui metido nesta vida de cidade apertada e concretamente repetida, aperta-se-me o coracao, nesse familiar e tao vasto horizonte de tristeza sem palavras, ao ponto de eu nao pensar quase nunca em viagens.

A vida nao é isto, a vida é viagem. Mas quando nao viajo tenho de me mentir sempre e dizer para mim que a vida nao é possivel. Esqueco-me, aqui metido, até que eu sei coisas muito concretas que quase ninguem a’ minha volta sabe e que tenho em memorias, concretas!, aquilo que muitos nem chegam a ter em sonhos. Ofereco-me a’ vulgaridade repetida como quem sabe, tao bem!, que a diferenca nao pode ser vivida em grupo, por definicao. O grupo e’ a repeticao.

Nao so’, mas tambem, Deleuze. In Anti-Oedipus, Gilles Deleuze and Félix Guattari set forth the following theory: Western society's innate herd instinct has allowed the government, the media, and even the principles of economics to take advantage of each person's unwillingness to be cut off from the group. What's more, those who suffer from mental disorders are not insane, but are individuals in the purest sense, because they are by nature isolated from society.

Duas semanas depois de recomecar a trabalhar (num banco em Londres), e dois minutos depois de contar pelos dedos o numero de meses que estive “sem fazer nada”, que é como quem diz “a viver”, leio dois blogs colocados estrategicamente do outro lado do mundo e tenho dois pensamentos. TENHO DOIS EUS, pelo menos: esquizofrenia que me atira formas de mim, vozes minhas contra mim, com vozes no ar, vozes. Como esta que tu ouves agora dentro de ti leitor!, ate' finges que sou eu que estou ai a falar-te ao ouvido (neste agora desse teu tempo leitor), finges... mas o que é preciso é continuar a ouvir vozes, no dia em que for um, morri… no dia em que fores um, tambem!, morreras... e entendo que posso passar anos a fingir a unicidade, mas nunca me esquecerei de quem somos!

(texto com 2 anos, interessa-me o tom afectado com que escrevo: prova da dificuldade em aceitar a minha propria unwillingness to be cut off from the group?)

1 comment: