Thursday, November 28, 2013

Tu és um animal perigoso (ou, a ideia do Leão)

O maior e mais doloroso facto sobre nós, a humanidade, e' o de sermos, nós mesmos animais. E sermos animais nao e' o termos pelo na pele, mas o de sermos perigosos. É muito dificil para o homem moderno aceitar que ele mesmo e' o mais perigoso dos animais.

Aliás, nao e' o homem, ele, que e' o mais perigoso dos animais. O grande problema corrente a cada momento e' que tu mesmo, és o 'best of breed', um exemplar potente da espécie mais perigosa.

Lembro-me de pensar nisto num dia em que tinha um Leão a' minha frente: "eu sou muito mais perigoso do que ele". E' importante pensar no Leão, o poder do rugido do Leão, o seu domínio de território, a sua imponência, a forma como come a carne crua das suas presas ainda vivas. Estas imagens de poder são apenas pequenas amostras do poder, nao so' que o homem tem, mas, mais importante, do poder que _tu_ tens, leitor! Que tu trazes contigo, leitor. A tua juba figurada (passas a mao pelo cabelo cortado num cabeleireiro da moda) teria de ser ainda mais imponente que a de um Leão.

E' simplesmente esta a maior dificuldade do homem, é este o teu maior problema meu caro. És diariamente e para toda a vida incapaz de digerir este simples facto.

Admiro-me muito cruzar-me de perto com homens como eu. Amigos? Sao poucos aqueles animais maiores e claramente mais fortes do que eu que passeiam nas ruas da cidade. E estranho sempre quando de entre este poucos especimes superiores fisicamente a mim, surge um que e' especialmente simpático. E sabendo-me eu uma máquina de matar animais (uma definição possível de animal), pergunto-me: como pode este animal grande e mesmo muito perigoso... como pode ele sorrir?
Será sorrir o rugir da humanidade?

Quando digo tu, refiro-me a ti mulher bonita! Mulher matadora de tigres e comedora de gnus na savana. Femme literalmente fatale. Sem sexo. Só morte.

1 comment:

  1. "Será sorrir o rugir da humanidade?"

    Em ambos, no sorrir e no rugir, se mostram os dentes. Animalescamente falando, podem estar mais próximos do que parece à primeira vista...

    ReplyDelete